CORIORRETINOPATIA SEROSA CENTRAL

A coriorretinopatia serosa central ocorre quando o líquido se acumula sob a retina. Isso pode distorcer a visão. O vazamento de fluido vem de uma camada de tecido sob a retina, chamada coroide. A camada de células entre a retina e a coroide é chamada de epitélio pigmentar da retina (EPR). Quando o EPR não funciona como deveria, o fluido se acumula sob a retina ou o EPR, resultando em um pequeno descolamento seroso da retina e distorção visual.

A coriorretinopatia serosa central geralmente acomete somente um dos olhos mas pode eventualmente acometer os dois olhos.

Progressão Natural e Prognóstico

A CSCR aguda é uma condição autolimitada com resolução do descolamento neurossensorial da retina e geralmente boa recuperação da acuidade visual em três meses. É importante observar que as recorrências de CSCR foram documentadas em até 50% dos pacientes em um ano. 15% dos pacientes podem apresentar sintomas e líquido sub-retiniano persistente por mais de 6 meses e, portanto, são diagnosticados com CSCR crônica. Estudos limitados que investigam marcadores prognósticos descobriram que a espessura da camada nuclear externa na fóvea se correlaciona com BCVA em pacientes com CSCR resolvida e que a espessura foveal total se correlaciona com BCVA em pacientes com CSCR crônica com sintomas por 21,8 (7-36) meses.

Sintomas de Coriorretinopatia Serosa Central

Os sintomas da coriorretinopatia serosa central podem incluir:

• - Uma área escura em sua visão central;
  • - Linhas retas podem parecer dobradas, tortas ou irregulares no olho afetado;
  • - Objetos podem parecer menores ou mais distantes do que são;
  • - Quando você olha para um objeto branco, pode parecer ter um tom acastanhado ou parecer mais opaco;
  • - Visão central distorcida, esmaecida ou turva.

Quem está em risco de coriorretinopatia serosa central?

Homens na faixa dos 30 a 50 anos são mais propensos a desenvolver coriorretinopatia serosa central do que as mulheres. O estresse é um importante fator de risco. Pessoas sob muito estresse podem ser mais propensas a desenvolver coriorretinopatia serosa central.

Outros fatores de risco para coriorretinopatia serosa central são:

Uso de corticóides (por via oral, através de uma veia ou mesmo inalando);
Infecção por Helicobacter Pylori (um tipo de bactéria que pode infectar o estômago);
Doença autoimune (quando o corpo ataca seus próprios tecidos);
Distúrbios do sono como insônia (dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo) ou apneia do sono (quando a respiração é interrompida durante o sono);
Personalidade do tipo A (comportamento agressivo e competitivo);
Hipertensão (pressão alta).

Diagnóstico de Coriorretinopatia Serosa Central

Seu oftalmologista dilata (aumenta) sua pupila com colírios dilatadores para olhar sua retina.

Serão então tiradas fotos especiais do seu olho e possivelmente uma angiografia com fluoresceína. Durante a angiografia com fluoresceína, um corante é injetado em uma veia do braço. O corante viaja por todo o corpo, incluindo os olhos. Seu médico tira fotos de seu olho enquanto o corante passa pelos vasos sanguíneos da retina. O corante laranja mostrará áreas anormais em seu olho. Isso pode ajudar a encontrar áreas com coriorretinopatia serosa central.

A tomografia de coerência óptica (OCT) também ajuda o médico a examinar a retina, sendo hoje o exame mais importante para estes quadros. Uma máquina escaneia a parte de trás do olho e fornece imagens tridimensionais detalhadas da retina. Isso ajuda a medir a espessura da retina e encontrar o inchaço da retina, assim como manter o acompanhamento após tratamento

Tratamento

O CEOP inova mais uma vez e traz o laser AMARELO MICROPULSADO SUBLIMIAR para tratamento dos casos agudos e crônicos da doença. Abaixo temos um texto baseado em evidências para melhor explicar o funcionamento e efetividade do mesmo.

Acredita-se que o laser de argônio tradicional funcione ativando as células do RPE/EPR (epitélio pigmentado da retina) na periferia da queima do laser que são afetadas, mas não destruídas pela energia térmica.[88] O Laser de Micropulso Sublimiar (SML), também conhecido como laser de “alta densidade e baixa intensidade”, usa energia sublimiar que atinge seletivamente as células RPE sem induzir danos ou cicatrizes coriorretinianas. Isso permite a exposição a uma grande área de células do EPR, que então diminuem a produção de citocinas e a inflamação.[1] O laser é aplicado em pulsos em uma frequência que permite a dissipação de calor para evitar danos estruturais causados pelo calor à retina.[2] Ao contrário do laser convencional, o SML pode ser aplicado com segurança na fóvea. A angiografia com fluoresceína e a angiografia com indocianina verde (ICG) podem ser complementadas para determinar as áreas de tratamento.[3] Vários comprimentos de onda de lasers de pulso, incluindo laser verde de 532 nm, laser amarelo de 577 nm e laser infravermelho de 810 nm, foram usados para atingir diferentes células na retina.[4] Por exemplo, o laser amarelo de 577 nm tem a maior proporção de hemoglobina para melanina, tornando-o o melhor SML para estruturas vasculares. Além disso, o laser de 577 nm permite uma luz mais concentrada com uma potência menor em comparação com o laser de 810 nm.[5] Vários estudos não controlados mostraram a eficácia da terapia SML de 810 nm e 577 nm.[5][6][7] Em um RCT, pacientes com CSCR crônica tratados com SML de 810 nm mostraram BCVA significativamente melhor, ausência de escotoma e sensibilidade ao contraste melhorada em comparação com pacientes tratados com fotocoagulação a laser de argônio.[8] Um estudo comparando 577 nm SML com PDT no tratamento de CSCR crônica mostrou uma melhor resposta ao tratamento no grupo SML e maior melhora na espessura central da retina no grupo SML.[2]

Além dos resultados superiores com SML sobre PDT, SML evita os possíveis efeitos colaterais da PDT, como atrofia do EPR, neovascularização coroidal, isquemia coriocapilar e redução transitória da função macular.[2] Semelhante ao PDT, não há resposta visível do tecido durante o tratamento, e é por isso que as diretrizes de tratamento SML para parâmetros ideais de laser, energia e ciclo de trabalho, são uma área de investigação muito necessária.

1. Luttrull J, Dorin G. Subthreshold Diode Micropulse Laser Photocoagulation (SDM) as Invisible Retinal Phototherapy for Diabetic Macular Edema: A Review. Curr Diabetes Rev. 2012;8(4):274-284.

2. ↑ Jump up to:89.0 89.1 89.2 Scholz P, Altay L, Fauser S. Comparison of subthreshold micropulse laser (577 nm) treatment and half-dose photodynamic therapy in patients with chronic central serous chorioretinopathy. Eye Lond Engl. 2016;30(10):1371-1377. doi:10.1038/eye.2016.142.

3. ↑ Ricci F, Missiroli F, Regine F, Grossi M, Dorin G. Indocyanine green enhanced subthreshold diode-laser micropulse photocoagulation treatment of chronic central serous chorioretinopathy. Graefes Arch Clin Exp Ophthalmol. 2008;247(5):597-607. doi:10.1007/s00417-008-1014-1.

4. ↑ Yadav NK, Jayadev C, Rajendran A, Nagpal M. Recent developments in retinal lasers and delivery systems. Indian J Ophthalmol. 2014;62(1):50. doi:10.4103/0301-4738.126179.

5. ↑ Jump up to:92.0 92.1 Yadav NK, Jayadev C, Mohan A, et al. Subthreshold micropulse yellow laser (577 nm) in chronic central serous chorioretinopathy: safety profile and treatment outcome. Eye. 2015;29(2):258-265. doi:10.1038/eye.2014.315.

6. ↑ Chen S-N, Hwang J-F, Tseng L-F, Lin C-J. Subthreshold Diode Micropulse Photocoagulation for the Treatment of Chronic Central Serous Chorioretinopathy with Juxtafoveal Leakage. Ophthalmology. 2008;115(12):2229-2234. doi:10.1016/j.ophtha.2008.08.026.

7. ↑ Malik KJ, Sampat KM, Mansouri A, Steiner JN, Glaser BM. Low-Intensity/High-Density Subthreshold Micropulse Diode Laser For Chronic Central Serous Chorioretinopathy: Retina. 2015;35(3):532-536. doi:10.1097/IAE.0000000000000285.

8. ↑ Verma L, Sinha R, Venkatesh P, Tewari H. Comparative evaluation of diode laser versus argon laser photocoagulation in patients with central serous retinopathy: A pilot, randomized controlled trial [ISRCTN84128484]. BMC Ophthalmol. 2004;4(1). doi:10.1186/1471-2415-4-15.