O que é a Síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco é uma doença multifatorial da superfície ocular caracterizada pela perda da homeostase do filme lacrimal e acompanhada por sintomas oculares, nos quais a instabilidade do filme lacrimal, a hiperosmolaridade, inflamação, dano da superfície ocular e anormalidades neurossensoriais desempenham papéis etiológicos.

Os fatores de risco da doença do olho seco têm sido associados a: aspectos pessoais, por exemplo, aumento da idade, sexo, etnia asiática e uso de lentes de contato; fatores ambientais, por exemplo, exposição a baixa umidade, exposição ao vento, locais com ar condicionado, abertura dos olhos e poluição ambiental; doenças, como artrite reumatóide síndrome de Sjöegren, diabetes, anormalidades da tireóide , rosácea, hepatite C, alergia sazonais e perenes,iatrogênicas, por exemplo medicamentos, como estrogênio pós menopausa; Fatores oculares, por exemplo atrofia lacrimal, disfunção de glândula de meibomio, cirurgia/lesão e alterações patológicas nas pálpebras, conjuntiva ou córnea;dietética/deficiências, por exemplo, vitamina A e ácidos Graxos (Ômega-3).

O filme lacrimal é estruturalmente composto por três camadas: (a) Uma camada lipídica externa na superfície do ar produzida pelas glândulas meibomianas que reduz a evaporação da camada aquosa; (b) uma camada aquosa intermediária produzida pelas glândulas lacrimais que fornece nutrientes, osmolaridade adequada e proteínas antimicrobianas; (c) uma camada interna de muco na superfície epitelial produzida por células caliciformes para revestimento da superfície ocular e redução da hidrofobicidade das células epiteliais.

O tratamento da síndrome do olho seco através do uso de Luz Pulsada de alta Intensidade reduz as telangiectasias (casos associados a rosácea), erradica os ácaros Demodex, resulta em amolecimento térmico e liquefação do conteúdos das glândulas de meibomio, modula a secreção de moléculas pró e anti-inflamatórias, e suprime as metaloproteinases da matriz.

Video 01

Como as Glândulas interferem no Olho Seco

A disfunção das glândulas de meibomio é uma anormalidade difusa e crônica das glândulas de meibomio, comumente caracterizada pela obstrução do ducto terminal e/ou mudanças qualitativas/quantitativas da secreção glandular. Podendo haver alteração do filme lacrimal, sintomas de irritação ocular, inflamação clínica aparente e doença da superfície ocular

Você conhece a síndrome do olho seco?
Se você possui irritações nos olhos, pode ser que você tenha essa doença e não saiba.

Pensando nisso e para te informar, o Dr. Diego Tolentino, do CEOP, explica como essa síndrome ocorre e de que forma o tratamento age para neutralizar essa condição.

Video 02

Os 3 pilares:

Você conhece os 3 pilares para tratamento da síndrome do olho seco?
O Dr. Diego Tolentino, do CEOP, explica com detalhes o que é a doença, os sintomas e novo tratamento realizado com o equipamento E-Eye, o único em toda a região oeste do Paraná.

Video 03

Tecnologia para tratamento de Olho Seco:

A síndrome do olho seco é uma doença que causa irritação, incômodos e dores nos olhos.
Felizmente, essa condição possui tratamento e com a nova tecnologia do CEOP, a luz pulsada, esse procedimento é mais efetivo e menos invasivo ao paciente.

Video 04

Apresentamos o E-Eye, o novo aparelho do CEOP para tratamento da síndrome do olho seco.

Com tecnologia de ponta, realiza um tratamento minimamente invasivo através da aplicação da luz pulsada, que gera sequências de pulsos uniformes e perfeitamente calibrados de luz fria sobre as glândulas inativas ou obstruídas.

O procedimento é rápido, indolor e traz resultados eficientes ao paciente em apenas 3 sessões.